sábado, 28 de maio de 2011

SERVIÇO SOCIAL DO BOG : AMBIENTE LIMPO...

... GENTE SATISFEITA , CIDADE CIVILIZADA ... ORGULHO CIDADÃO !  Minha Amiga Helena Célia propos publicar essa notícia alvissareira para ajudar a campanha . Um pouco tarde,  mas ainda em tempo para o futuro dia  04/06/2011 , e como divulgação do ocorrido , certamente com sucesso , segue :


Prezados amigos

Penso que seria de grande utilidade pública postar este convite no blog.
Abraços saudosos
Helena


Limpando & Reciclando 2011
Semana Mundial do Meio AmbienteParticipe e Lute por um Mundo mais Limpo!Dia 28 de maio de 2011 - sábado
De 10 às 13 horasPraias de Copacabana, Ipanema e Leblon.Praias de Itacoatiara (Niterói), Sepetiba, Ilha de Paquetá, Saquarema e Maricá (RJ).
Excepcionalmente no dia 04 de Junho, sábado, de 10 às 13h, na Praia da Barra da Tijuca.

Pelo 9º ano consecutivo, comemorando a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto Limpeza na Praia, promovem o Evento Limpando & Reciclando. Será uma ação de conscientização de limpeza e reaproveitamento do lixo coletado nas praias e em outras localidades e contará com o trabalho voluntário de alunos da Rede de Ensino, como universidades e colégios públicos, e de várias instituições de educação, como cursos de idiomas, de informática, de artes marciais, escolinhas de surfe, de futebol e de mergulho.
O lixo coletado será catalogado e, ao término da ação, reaproveitado por Cooperativas e Instituições de Reciclagem, servindo como exemplo para as demais ações e campanhas ecológicas. Serão distribuídos um total de 20.000 sacolas plásticas degradáveis, luvas e folderes a todos que desejarem participar desta nobre campanha.
Todos sabemos que a solução a longo prazo é diminuir a quantidade de resíduos produzidos ou mesmo consumidos. Esse evento de limpeza, que une voluntários de todas as idades e dos mais diversos setores da sociedade, empresários e governantes, é a oportunidade da participação comunitária em ações de limpeza imediatas e locais que contribuem para minimizar no curto prazo o impacto dos resíduos sólidos e suas consequências danosas para o ambiente e para a fauna marinha.
Os detritos sólidos e o microlixo descartados de forma incorreta e em locais inapropriados deixam as regiões costeiras e as praias brasileiras sujas e poluídas e podem provocar uma significativa mortandade de animais marinhos. Quase dois terços de todo o lixo que é encontrado pelos voluntários em nossas campanhas de limpeza é algum tipo de detrito não degradável a curto prazo. São canudinhos, filtros de cigarro, tampinhas, cotonetes e sacos plásticos, que representam para a fauna marinha o maior percentual de materiais ambientalmente perigosos.Restos de redes, linhas de pesca, cordas e sacos plásticos abandonados no mar permanecem nesse ambiente por muitos anos, por sua baixa biodegradabilidade, e acabam vitimando inúmeros animais que se enroscam e acabam morrendo por asfixia ou por inanição. Peixes, aves, focas, tartarugas e golfinhos podem confundir os detritos que ficam boiando no mar com lulas, águas-vivas e outros alimentos que formam parte de sua dieta. Golfinhos e gaivotas já foram encontrados mortos com o estômago cheio do lixo que veio das cidades.O filtro de cigarro, o item mais coletado no mundo todo, tem ocasionado a morte de inúmeros animais que o confundem com comida e o engolem. O mesmo ocorre com os sacos plásticos. Um saco plástico à deriva no mar é facilmente confundido com uma água-viva, componente alimentar de várias espécies de tartarugas-marinhas. Engolindo um saco plástico, a tartaruga pode morrer por asfixia. Identificar as fontes de poluição e dar conhecimento à população dos riscos dos resíduos nos ambientes aquáticos são importantes metas deste evento, que é de todos nós.
 O evento Limpando e Reciclando 2011 conta com o CO-Patrocínio da OI, SEAC-RJ e Prefeitura do Rio de Janeiro – Secretaria de Meio Ambiente (SMAC); e Apoio do Outback Steakhouse, Prezunic, Escola SESC de Ensino Médio, Fun Dive, RES, Maxi Forma, Jeep Tour, Amigança Produções, VideoClipping, Programa Na Praia, Agência Rio de Notícias, Supervídeo, Guarda Municipal, Aqualung, Aqualittera, Clean Up The World, Ministério do Meio Ambiente.
Pontos de encontro:(Com início às 10 horas e Término às 13 horas em todos os pontos, simultaneamente):
A) Praia de Copacabana: No Posto Seis (ao lado da Colônia dos Pescadores), onde os voluntários seguirão em arrastão até a rua Santa Clara, com o Grupo da Prefeitura do Rio de Janeiro – Secretaria de Meio Ambiente (SMAC), alunos e professores da Academia Maxi  Forme e Colégios locais;B)  Praia de Ipanema: Na Pedra do Arpoador (Posto 7), os voluntários estarão caminhando na coleta e distribuindo sacolas em direção à rua Garcia D´Avila, com o Grupo da Supervídeo, e Funcionários do SEAC-RJ;C) Praia do Leblon: Próximo ao Canal Visconde de Albuquerque, andando até o Canal Jardim De Alah; com o Pessoal da OI e colégios do bairro;D) Praia da Barra da Tijuca: Excepcionalmente o Ponto de Encontro será no dia 04 de Junho, Sábado, às 10 horas, no Posto 07 caminhando até o Posto 05, com alunos e professores da Escola SESC; e voluntários do Instituto Ecológico Aqualung – IEA.E) Praia de Sepetiba: No "Coreto", com o Grupo da Coordenadora, Magali Jordão e com a Guarda Municipal;F) llha de Paquetá: Na Praia da Moreninha, com a Guarda Municipal; 

G) Saquarema / Região dos Lagos - RJ: Na Praia de Itaúna, com Escolinhas de Surfe locais; 

H) Maricá / Região dos Lagos - RJ: Na Praia da Barra, com a Coordenadora Paula Guerra.I) Itacoatiara / Niterói: Encontro com Surfistas, atletas e moradores locais na Praia de Itacoatiara.
Você está convidado a participar !Faça sua parte e traga sua família e amigos!
Organização:Anna Turano e Hildon Carrapito
Coordenadores do Projeto Limpeza Na Praia
E-mail: limpezanapraia@institutoaqualung.com.br
Instituto Ecológico Aqualung
Telfax.: (21) 2225-7387
Cel.: (21) 9522-1051 / 7830-6842
Nextel.: 21 7848-3084. ID 81*36746
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail:  instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br/

Nenhum comentário: